Share

Sobre o LSF

Origem e história do sistema LSF

Vantagens do sistema LSF

descer
Origem e história do sistema LSF

As aplicações de aço enformado a frio são encontradas desde o ano de 1850, tanto nos Estados Unidos como na Grã-Bretanha. No entanto, a  legislação Norte Americana aplicável ao LSF só começou a dar os primeiros passos na década de 40, no Século XX. Um outro grande impulso foi dado nos anos 80 quando diversas florestas mais antigas foram vedadas à indústria madeireira. Isto levou ao declínio da qualidade da madeira empregue na construção e a grandes flutuações no preço desta matéria prima. Em 1991, a madeira usada na construção subiu significativamente em poucos meses o que levou muitos construtores a passar a usar o aço imediatamente.

Após este início explosivo mas pouco estruturado, criaram-se associações de técnicos e construtores e o LSF passou a ser encarado profissionalmente. Hoje é incomparavelmente mais fácil trabalhar o aço leve do que há apenas quinze anos atrás. O sistema está em franco desenvolvimento e é largamente empregue na construção de edifícios nos países mais desenvolvidos, como os EUA, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, norte da Europa, e África do Sul. Muitos países passaram a usar as estruturas metálicas mesmo aqueles com pouca tradição nesta área. Um deles foi o Brasil, e atualmente já começam a existir várias construções espalhadas por toda a europa que adotaram este sistema. Acreditamos mesmo que este tipo de construção será o futuro no que diz respeito a construção.

Definição do termo LSF

“L“– Light

A inclusão de Light, ou ligeiro ou leve, indica que os elementos em aço são de baixo peso.

“S”– Steel

A palavra Steel indica a matéria prima usada na estrutura, o aço.

“F” – Frame

A palavra também se refere aos processos usados para interligar os referidos elementos estruturais.

Vantagens do sistema LSF

Segurança estrutural
O facto de a estrutura em LSF ter menos peso do que as estruturas convencionais permite que a construção seja substancialmente mais rápida; ganhando em tempo de construção, ganha-se também a nível de custos; por fim, pelo facto de a estrutura ser mais leve reduz as cargas sobre as fundações, diminuindo as possibilidades de ocorrência de assentamentos, o que evita problemas futuros como fissuras e outros. Também uma das vantagens em relação ao peso está nas reabilitações de edifícios ou mesmo no aumento de 1 ou 2 pisos, já que a carga exercida sobre a estrutura já existente será substancialmente menor

 

Competitividade Orçamental
Se por um lado é verdade que a mão de obra neste tipo de trabalho é mais especializada e consequentemente mais cara, o certo é que, na realidade, o custo pode vir a ser menor, devido à contratação de menos mão de obra. A rapidez da construção, já referida no ponto anterior também joga a favor da competitividade dos preços; usando o LSF, evita-se a utilização de cofragens, que por norma também pesam significativamente na construção de moradias tradicionais.

 

Rapidez
Também já se referiu no primeiro ponto a leveza do material como causa para a rapidez de construção; a não execução de estrutura de betão, deixa de ser necessário aguardar pelos tempos de secagem, evitando os trabalhos de cofragem e descofragem, permite que não se consuma tempo nessas atividades que não são necessárias com o sistema LSF; estimasse que esses tempos reduzem-se mais de 50% face à construção convencional

 

Maior qualidade nos outros materiais
Conjugando os pontos anteriores, facilmente se percebe que será necessária menos mão-de-obra que a necessária, estará bem menos tempo em obra do que se fosse uma construção tradicional; o dinheiro que se poupa em mão-de-obra pode ser parcialmente investido nos materiais dos acabamentos, permitindo assim aumentar a qualidade da moradia, e investindo em melhores isolamentos térmicos e acústicos, conseguindo assim ao longo da vida  poupar algum dinheiro.

 

Conforto
É neste aspeto que reside uma das principais vantagens do sistema LSF. Imagine o que é viver num ambiente perfeitamente climatizado, mas sem ter de despender uma fortuna em aquecimento ou refrigeração, já sem contar na saúde que proporciona aos residentes de uma vivenda em LSF.  Este é o ambiente de uma habitação com estrutura em aço.

O LSF, a sustentabilidade e o meio ambiente
Durante a fase de construção

Numa obra convencional quanta água se perde durante a construção? Quanta madeira se desperdiça no processo de cofragem? Quantos meios de transporte, e consequente consumo de combustível, são necessários para o transporte de tantos materiais pesados? Quanto ruído é provocado no local, propagando-se pela vizinhança? Quanto peso é lançado sobre os solos, especialmente no caso de encostas ou terrenos instáveis? Quanto tempo permanece o local de obra em fase de trabalho antes da sua conclusão? Quanto dos materiais empregues, incluindo areias, são realmente provenientes de empresas certificadas e preocupadas com a sustentabilidade? E ainda só estamos a referir-nos ao período da obra.

Agora pense numa construção LSF. O peso de uma parede em LSF pode ser inferior a 10% do peso de uma parede com duplo pano de alvenaria rebocado de ambos os lados. Imagine a poupança de energia alcançada apenas no transporte e elevação dos materiais. O desperdício de materiais no local é minimizado, reduzindo drasticamente a quantidade de entulhos a remover no final do processo de construção.

Além disso, a utilização de sistemas de fixação mecânica, a aplicação de argamassas de rápida secagem para rebocos exteriores, a facilitada colocação de tubagens e condutores elétricos devido a não ser necessária a abertura de roços e ainda muitas outras técnicas fáceis e rápidas utilizadas nos edifícios LSF, diminuem consideravelmente a mão de obra e, consequentemente, o tempo necessário para a conclusão dos trabalhos, diminuindo ruídos, o constante movimento de veículos e outros impactos na vizinhança. Em toda a obra a água é praticamente desnecessária. Todos os materiais empregues na estrutura, e no isolamento térmico, são provenientes de empresas certificadas, gigantes mundiais que se preocupam com o meio ambiente e que dedicam grande parte da sua investigação ao desenvolvimento sustentável.

Durante a vida útil do edifício

Depois de pronta, quanta energia poupará por possuir uma casa corretamente isolada? Visto que o gesso regula a humidade interior, que impacto isso terá sobre o seu mobiliário, equipamento elétrico e, acima de tudo, sobre a saúde da sua família? Se tiver que efetuar mudanças, quanto do material a remover poderá ser reutilizado? Sabia que a totalidade dos materiais usados na estrutura e no isolamento térmico de um edifício LSF pode ser reciclado ou reaproveitado na totalidade?  Pense nisto: Tanto o aço como o betão ou o tijolo, possuem muita energia incorporada, isto é, energia usada na fabricação do material, no entanto, o aço tem o seu uso justificado pela possibilidade de reciclagem. As placas OSB são produzidas exclusivamente com árvores plantadas para o efeito utilizando apenas exemplares jovens e de pequeno diâmetro, o que permite a reposição frequente da floresta. E isto são apenas alguns exemplos.

foto 9
Reabilitação de imóveis

O baixo peso do aço e dos restantes materiais usados no  LSF, tornam este método construtivo ideal para reabilitar ou remodelar edifícios antigos. Especialmente em certas zonas urbanas, algumas delas de difícil acesso como no centro histórico de certas cidades, a utilização de materiais mais leves reduz as dificuldades de transporte e elevação. Também, o baixo peso dos materiais empregues, muitas vezes elimina a necessidade de reforçar a estrutura do edifício. Em alguns casos, esta vantagem torna o LSF a única alternativa possível para dividir espaços ou acrescentar um novo piso. O LSF mostra ser especialmente vantajoso na substituição de pisos em madeira ou telhados já degradados.

Durabilidade

A estrutura de LSF é extremamente resistente e superior a qualquer outro método construtivo, tendo uma vida útil de várias centenas de anos. Logo, a manutenção neste tipo de edifícios é muito menor, e sempre que seja necessária fazer alguma intervenção o custo é reduzido devido à sua simplicidade.

SOBRE NÓS Somos uma empresa existente no mercado há cerca de 10 anos, com uma vasta experiência na construção principalmente reformas, mas sempre interessados em conhecer novos produtos e técnicas construtivas, e por causa dessa constante procura é que nos deparamos com o sistema construtivo em LSf. Assim que depois de pesquisar, descobrir, entender e realizar formação estamos mais que capacitados para oferecer a possibilidade aos nossos clientes, e futuros clientes, de poder ter a vivenda que sempre sonharam construída com uma das melhores eficiências construtivas atualmente existentes.

Arquitectura

Projecção

Construção

Perguntas e respostas

Posso obter crédito bancário para financiar este tipo de edifícios?

Ao contrário do que alguns pensam, na grande maioria das vezes a estrutura de um edifício LSF não é pré-fabricada. Todo o processo conta com estudos por parte de engenheiros e arquitetos como de uma construção de alvenaria se tratasse.  Um prédio ou uma ponte pode ter estrutura em betão ou em ferro, mas os processos de aprovação ou financiamento são os mesmos. O mesmo acontece numa moradia. Por isso, não existe nenhuma norma que impeça o financiamento por parte das entidades bancárias.

Tendo um projecto na câmara é possível adapta-lo ao sistema construtivo em LSF?

Sim, qualquer projeto pode adotar o sistema construtivo em LSF.  Um edifício com estrutura em LSF não tem de ser desenhado especificamente com esse sistema construtivo em mente. Ainda assim, pode haver vantagens caso o arquiteto tenha algum conhecimento das potencialidades das estruturas metálicas.

Qual o custo destas casas por metro quadrado?

Usualmente, são os níveis de acabamento e do equipamento que fazem a diferença nos valores. Normalmente, uma habitação com estrutura em aço é comercializada sensivelmente pelo mesmo preço de uma casa vulgar. A vantagem do sistema LSF não reside no preço, mas sim no que o cliente obtém pelo mesmo valor. Ou seja, em vez de pagar tanta mão de obra para a construção da sua casa, paga mais em matéria prima conseguindo assim os melhores valores térmicos do mercado. Uma vez a vivenda pronta conseguirá sim uma poupança ao longo da vida.

Como se comporta a habitação no que diz respeito à humidade?

O excesso de vapor de água proveniente da respiração dos ocupantes e da utilização de águas quentes provoca humidade nas paredes e nos vidros, em resultado da condensação. Visto que o cimento e o tijolo são bons condutores térmicos e absorvem facilmente a humidade, exige-se que o ambiente esteja constantemente aquecido para evitar estas condensações que, não só enegrecem as paredes devido à proliferação de fungos, como mostram ser extremamente prejudiciais para a saúde. Numa casa em LSF são empregues materiais isolantes que, por si só, mantêm o ambiente numa temperatura que evita tais problemas. Adicionalmente, todas as paredes interiores são revestidas a gesso cartonado que, sendo poroso, pode absorver o excesso da humidade no ar devolvendo-a depois ao ambiente quando este estiver mais seco. A humidade relativa do ar é assim mantida no seu nível correto protegendo as paredes, os móveis, os eletrodomésticos e outros objetos mais delicados. E o mais importante protegendo-se a si e a sua família.

FRASES CÉLEBRES Citações de personalidades importantes da História
Find on

Winston Churchill

DAMOS FORMA AOS NOSSOS EDIFÍCIOS, LOGO ELES NOS DÃO FORMA A NÓS.

Find on

Steve Jobs

CADA CERTO TEMPO UM PRODUTO REVOLUCIONÁRIO VEM PARA MUDAR TUDO.

Find on

Steve Jobs

O DESENHO É A ALMA DE TUDO AQUILO QUE FOI CRIADO PELO HOMEM.

Find on

Ayn Rand

NÃO CONSTRUO PARA TER CLIENTES. TENHO CLIENTES PARA CONSTRUIR.

Quer que trabalhemos no seu projecto?